Fundador de AlphaBay foi pego por um erro de principiante

| quarta-feira, 22 de novembro de 2017 | |
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou no dia 20/07 o desmantelamento do mercado clandestino AlphaBay, a maior plataforma para a venda de narcóticos, números de cartões de crédito ou contas de serviços on-line roubadas. As autoridades holandesas também conseguiram acabar com o Hansa Market, outro mercado que operava na Deep Web.

O AlphaBay tinha mais de 350.000 produtos ilegais, 200.000 consumidores e 40.000 vendedores listados, números estimados pela Europol, que colaborou na operação. É o maior golpe contra um mercado desse tipo na história desde a operação que desmantelou o mercado Silk Road, em 2013.
Alexandre Cazes, 26 anos, estava no comando do AlphaBay até que foi preso na Tailândia em 5 de julho acusado de conspiração para distribuir drogas, roubo de identidade, fraude e lavagem de dinheiro. Ele cometeu suicídio em sua cela uma semana depois, enforcando-se com uma toalha.
Vários erros facilitaram a investigação
O jovem de nacionalidade canadense cometeu vários erros graves ao esconder seus rastros, como revelou a investigação. Foi encontrado um endereço de e-mail do Hotmail, no cabeçalho dos e-mails de boas-vindas e de recuperação de senha que foram usados até o final de 2014, no AlphaBay.
Na ação judicial afirma-se que no momento em que foi preso pela polícia tailandesa, o laptop de Cazes estava aberto, sem criptografia e estava operando no AlphaBay com permissões de administrador. Graças a essas facilidades, o FBI e a DEA (departamento anti drogas do EUA) encontraram vários documentos de texto desprotegidos nos quais havia senhas e frases-chave da web e dos servidores da AlphaBay.
Hansa, a armadilha dos “narcos”
Enquanto a DEA e o FBI cercavam Caze, a Europol ajudou as autoridades holandesas a encontrar e prender os dois administradores do mercado clandestino Hansa, que tinha sua infraestrutura localizada na Holanda, Alemanha e Lituânia. A polícia holandesa e a Europol assumiram o controle do portal em 20 de junho através de uma permissão judicial para rastrear as atividades criminosas de todos os traficantes de drogas que já não podiam realizar suas atividades na AlphaBay e viram no Hansa a alternativa ideal.
“Nas últimas semanas, a polícia holandesa reuniu informações valiosas de objetivos de alto perfil e endereços de envio de vários carregamentos que serão investigados”, disse a Europol em um comunicado. “Foi um sucesso extraordinário.”
 

0 comentários:

Postar um comentário